Segundo o preparador físico Robson Gomes, peso ideal para Walter em 2019 era entre 92 e 94 kg. “Estabelecemos que o peso ideal para o começo de Brasileiro fosse entre 92 e 94 kg. Ele jogaria bem com 95 kg, mas fizemos essa margem porque começaria a sequência de jogos na quarta e no domingo e nós queríamos ter essa margem. A partir do momento que tem uma certa idade, o peso ideal pode ser maior do que em anos anteriores. Que não seja muito diferente do peso ideal, mas que o atleta se sinta bem”, disse. Em 2019, o preparador físico trabalhou na recuperação de Walter no Goiás e esperava que ele atingisse o peso da época de Athletico.
Porém todo o trabalho não teve um resultado final pelo aumento da punição por doping. “Nós fizemos um amistoso com o Racing, do Uruguai, que foi uma semana antes do reinício do Campeonato Brasileiro. Nós programamos esse amistoso para ser o primeiro oficial do Walter. Ele foi impedido de jogar por ter aumentado a pena dele. Neste momento, ele estava se sentido muito bem e faltava 10 dias para o início do Campeonato Brasileiro. Nós estávamos trabalhando para aproximar o peso dele no Athletico”, disse.“Ele falou que se atingir esse peso, poderia se sentir fraco e não seria o Walter que todos os esperavam. Ele estava super animado e acho que vem também porque já é a reta final do atleta Walter. Pode estender a carreira por mais alguns anos ou pode ser o último grande clube que vai vestir a camisa.
le está em um momento pessoal muito interessante”, acrescentou o profissional. O Athletico sequer confirmou o retorno de Walter, mas o preparador físico já alertou que o clube não pode antecipar a data do retorno. “O que ajudou demais o Walter no processo todo foram os 60 dias que tinha até a primeira partida. Não aceleramos nenhum processo, tudo bem escalonado para que tivesse o melhor rendimento no treino seguinte. Qualquer situação, nós dávamos uma freada. Não adianta o atleta estar motivado e você jogar uma carga a mais. Não tem porque acelerar o processo”, concluiu.