Apresentação do rubro-negro paranaense na Vila Belmiro foi digna dos maiores elogios. Time se impôs diante do Santos e levou muito azar em diversa finalizações. Futebol tem dessas coisas e vamos buscar o credenciamento no Brasileirão para nova participação no torneio continental do ano que vem. Pra cima!
Esporte Line
Atlético tem melhor atuação do ano, mas não marca diante do Santos - Fomos superados na Libertadores, mas deixamos a competição de cabeça erguida. Com a dura missão de vencer por dois gols de diferença, o Furacão teve uma de suas melhores atuações na temporada, mas foi castigado em um rápido contra-ataque e perdeu para o Santos por 1 a 0. Durante a partida, a equipe atleticana parou em grandes defesas do goleiro Vanderlei e até mesmo na trave no segundo tempo.
A campanha na Libertadores começou ainda em janeiro com o confronto da primeira fase contra o Millonarios, da Colômbia, e ainda teve o Deportivo Capiatá, do Paraguai, antes de entrar na fase de grupos. Na chave considerada da ‘morte’, o Furacão deixou para trás os tradicionais Flamengo e Universidad Católica e avançou em segundo lugar do grupo com uma vitória memorável no Chile. Já nas oitavas, não jogou em casa a partida de ida com o Santos e perdeu por 3 a 2, na Vila Capanema.
Sem a disputa de seu principal objetivo no ano, o Atlético volta todas as suas atenções para o Campeonato Brasileiro e já entra em campo no próximo domingo (13) contra o Bahia, às 19h, na Arena da Baixada. O time atleticano é o oitavo colocado, com 27 pontos, e pode terminar a rodada até no G6 dependendo de outros resultados na rodada.
Atlético domina o primeiro tempo, mas não abre o placar
Precisando vencer por dois gols de diferença, o técnico Fabiano Soares optou por uma equipe mais ofensiva com Lucho, Rossetto e Guilherme no meio-campo e Sidcley jogando no ataque ao lado de Nikão e Ribamar. Com bola rolando, o Atlético aproveitou os espaços pelo lado esquerdo e levou muito perigo principalmente com Nikão. A primeira chance foi aos 11 minutos em cruzamento na área que o zagueiro David Braz se atrapalhou sozinho e quase marcou contra.
O Rubro-Negro insistiu em abrir o placar ainda no primeiro tempo, mas surgiu uma muralha chamada Vanderlei pela frente. Aos 23, Guilherme cobrou falta na área, Paulo André cabeceou, livre de marcação, e o goleiro santista praticou bela defesa. Na jogada seguinte, Lucho González tentou marcar o gol e Vanderlei salvou novamente. Em uma terceira tentativa, Nikão chutou cruzado e o camisa 1 do Santos mostrou que a noite era dele. Aos 37 minutos, o Furacão conseguiu passar por Vanderlei, porém, não contava com Lucas Veríssimo para impedir o gol. Jonathan fez grande jogada pela direita, chutou cruzado e o goleiro salvou. No rebote, Sidcley tentou marcar e o zagueiro tirou quase de cima da linha.
Atlético manda até bola na trave, mas leva o gol da eliminação
Na volta para o segundo tempo, o Atlético manteve a mesma postura ofensiva em busca do primeiro gol e teve a chance aos 12 minutos. Jonathan cruzou na área, Ribamar dividiu com Lucas Veríssimo, mas o zagueiro afastou a bola. O Santos respondeu aos 15 também com o zagueiro que mandou de cabeça pela linha de fundo.
O Rubro-Negro tentou de qualquer forma o gol e chegou muito próximo de marcar em cabeçada de Jonathan que bateu na trave. Quando o time atleticano estava todo no ataque, o Santos armou rápido contra-ataque, aos 26 minutos, Lucas Lima tocou nos pés de Bruno Henrique que teve o trabalho de apenas empurrar para as redes e acabar com o sonho do Atlético. Até o final da partida, o Rubro-Negro até teve novas chances de empatar, mas não evitou a derrota, nem a eliminação.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 1X0 ATLÉTICO
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP).
Data: Quinta-feira, 10 de agosto de 2017.
Horário: 21h45.
Árbitro: Mauro Vigliano (ARG).
Assistentes: Diego Bonda (ARG) e Gabriel Chade (ARG).
Público e renda: 12.360 presentes/R$ 622.995,00.
Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Alison (Daniel Guedes), Yuri (Jean Mota) e Lucas Lima; Bruno Henrique, Copete (Thiago Ribeiro) e Ricardo Oliveira.
Técnico: Levir Culpi.
Atlético: Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Fabrício; Matheus Rossetto, Lucho González, Guilherme, Nikão e Sidcley (Pablo); Ribamar (Ederson).
Técnico: Fabiano Soares.
Cartão amarelo: Guilherme (CAP).
Gol: Bruno Henrique (SAN), aos 39′ do segundo tempo.